segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novena pelos abortados - 5º Dia

A Festa de Nossa Senhora do Ó é uma devoção Mariana, instituída no Século VI pelo X Concílio de Toledo e é conhecida na liturgia pelo nome de «Expectação do Parto de Nossa Senhora». O nome de Senhora do Ó advém do facto de, as antífonas maiores, de 18 de Dezembro à véspera de Natal, começarem sempre pela interjeição exclamática «Ó». Simboliza a gravidez da Virgem Maria: «no avultado ventre sagrado se reconhecem as esperanças do parto». (http://o-povo.blogspot.com/2010/12/18-de-dezembro-nossa-senhora-da.html)



Neste dia, lembre-mo-nos de Nossa Senhora, de tudo o que ela terá passado ao aceitar o seu filho. De todo o sofrimento que a terá abalado. E de toda a sua força ao aceitar o que lhe era destinado.

OREMOS:

V.: Vós formastes as entranhas do meu corpo e me criastes no seio de minha mãe.
R.: Eu Vos dou graças por me haverdes feito tão maravilhosamente(Sl 138)

Pai Nosso

V.: Desde o seio materno sois o meu Deus.(Sl 21)
R.: Desde o seio materno sois o meu protector. Em Vós está a minha esperança(Sl 70)

Avé Maria

V.: Não morrerei, mas hei-de viver.
R.: Para anunciar as obras do Senhor.(Sl 117)

Glória

OREMOS: Pai Santo, Amor Criador, Senhor da Vida, Deus Providente e Todo-Poderoso: desde toda a eternidade quisestes o ser e a vida de cada um de nós e enviaste o Vosso Filho ao mundo a fim de que tenhamos a Vida e a tenhamos em abundância. Dai-nos o Vosso Espírito Vivificante para que, sempre, em qualquer circunstância e sem excepção alguma, amemos, respeitemos, protejamos, promovamos e cuidemos da vida, dignidade, direitos e integridade de cada ser humano - desejado ou imprevisto, são ou enfermo, escorreito ou deficiente - desde o momento da sua concepção até à morte natural, e, indo, assim, ao Vosso encontro, alcancemos a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Amén.

(Pe. Nuno Serras Pereira)

1 comentário:

Felipa Monteverde disse...

Que Nossa Senhora do Ó interceda perante Deus por todas as mulheres que se encontram na dúvida da aceitação da sua gravidez, e que Ele lhes conceda o discernimento necessário para acolherem a vida que carregam no ventre.
Óptima escolha, parabéns
Beijinho