sábado, 6 de março de 2010

Barcelona


Estava numa aula de Direito do Urbanismo, (uma das primeiras aulas: aquelas em que se faz uma breve introdução histórica em que se acaba sempre por falar dos romanos e dos gregos...) quando, a propósito da temática Urbanismo e Ordenamento do Território e Ambiente, o professor nomeou a cidade de Barcelona como um exemplo de uma boa gestão urbanística. Obviamente prendeu a minha atenção, a cidade de Barcelona é das minhas predilectas. Pus-me a pensar, e, realmente, Gaudi (Antoni Placid Gaudí i Cornet ) foi um grande arquitecto, até se pode dizer que a cidade de Barcelona é o seu melhor trabalho.

Quando fui a Barcelona, visitei várias obras de Gaudi. O templo da Sagrada Família foi o que mais prendeu a minha atenção porque ainda não foi finalizado. Uma vez que Gaudi faleceu antes de acabar essa construção, são vários os arquitectos que têm trabalhado nessa obra-prima, razão pela qual considero uma obra muito rica porque tem vários toques de estilos diferentes. O parque de Gaudi leva-nos a um reino de fantasia surpreendente, as cores e formas que ele usava deixaram-me absolutamente deslumbrada.

A cidade de Barcelona surpreendeu-me, ainda, pela maneira como está construída. A razão pela qual foi mencionada na minha aula de Direito do Urbanismo foi mesmo pelo seu ordenamento. Palavras para quê? Esta imagem mostra-nos uma organização que foi pensada, sobretudo, para evitar inundações uma vez que é propícia ao escoamento das águas.

Como devem imaginar, pouco mais me lembro dessa aula, quando me falam de Barcelona, não consigo ouvir mais nada... :D


Sem comentários: